TODAS AS MULHERES DO MUNDO.




É título de um filme brasileiro que em décadas anteriores andou iluminando as telas dos cinemas, época ainda que cinema ficava nas praças, nas ruas e não,confinados em Shopping Center.

Em algumas praças do Rio de Janeiro, como a Sãens Peña no bairro da Tijuca, possuía nove salas de projeção.

Hoje, não tem mais nenhuma!

Se os cinemas refugiaram-se na modernidade , as lembranças de filmes como este ainda continuam soltas na memória de todos aqueles que viveram num mundo ao ar livre,caminhavam tranqüilos pelas ruas e namoravam nos portões das casas.

Todas as mulheres do mundo, um filme de Domingos de Oliveira,1967, com o ator Paulo José e Leila Diniz, conta a história de um homem predador que levava para a cama todas elas que, lhes acenasse com as incomuns permissões difíceis naqueles tempos de escassez , na qual sexo era muito falado, comentado,sempre desejado, porém restrito por selos de segurança que hoje, tem validade vencida.

No entanto, e apesar do filme parecer mais um do gênero , ele é muito especial e propaga uma mensagem que , em geral os homens tentam ignorar em função da teoria da suas ancestralidades antropológicas que os coloca como procriadores necessários e responsáveis pela manutenção da vida sobre a terra.

Na realidade o personagem que, sexualmente liberava com todas as mulheres e indistintamente,suas potencialidades de macho, em determinado momento é surpreendido pela mágica certeza de que na verdade, não eram todas as mulheres do mundo que ele tinha necessidade e sim, de uma,uma que verdadeiramente não o fizesse pensar em mais nenhuma.

É só isso.

Ou melhor, é tudo isso que o filme trata.

8 comentários:

  1. Nossa Paulo, eu viajei neste texto.
    Os tempos mudam mas o ser humano continua o mesmo.
    Conheço algumas pessoas assim, insaciáveis mas que na verdade buscam apenas uma única coisa, ser feliz.
    Queremos encontrar (pelo menos eu, quero e muito) um alguém especial que nos salve da monotonia da vida,embora eu não seja como o personagem do filme,rsrsrs que sai à caça, mas eu acho que no fundo é isso, a eterna busca pela felicidade.
    Espero que eu tenha conseguido me expressar, hoje eu to meio lesada..rsrsrs
    Um beijo carinhoso em você meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  2. CLAUDIA,

    lógico que você se expressou e muito bem.

    Nenhuma dúvida!

    E se estiver "meio lesada" hoje, então por favor, nunca melhore.

    Essa tal da felicidade, já falei nela em postagem anterior.

    Pois, é, alcançamos sim, é só observar quando a respiração ficar mais acelerada...

    Um abração carioca

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa mensagem do filme. Me lembrou aquela frase "O homem mais importante na vida de uma mulher não é o primeiro,(...) mas sim aquele que não deixa existir o próximo."

    Lindo fim de semana pra você.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosangela,

    é exatamente por aí!

    Um bom fim de seman prá você também.

    Abração carioca.

    ResponderExcluir
  5. Isso é o que a maioria dos homens deveriam fazer.
    Beijo e um ótimo fim de semana Paulo!

    ResponderExcluir
  6. NARISETE,

    pois é!

    Um abração carioca e parabén pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  7. ENTÃO PAULO,
    ACHO QUE É ESSA A BUSCA DE TODO SER HUMANO, ENCONTRAR A PESSOA[NÃO PARA COMPLETAR]QUE NA QUÍMICA E FÍSICA PERFEITA, FAÇA DA MATEMÁTICA UMA SOMA IMPERFEITA:1+1=1.
    ACHO QUE NUNCA VI ESSE FILME, MAS GOSTARIA.
    OBRIGADA PELO CARINHO QUE SEMPRE NOS TRATA PAULO.
    BJKS DCS E DESCULPE PELO CAPS, MAS ESTOU SOMENTE TC COM UM DEDO, POIS UM LADO ESTA NA TIPOIA.

    ResponderExcluir
  8. Melhoras MARLY,vc não deve ser desculpada por nada, afinal, eu é que agradeço , apesar do seu momento presente estar esperando plena recuperação e o que ocorrerá, muito cedo.

    Podes crer!!!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir