AMOR GANGORRA.


Sabe quando você se habitua a conviver com eternas incertezas ou constrangimentos continuados para manter um amor que, não oferece mais nenhuma consistência para tornar-se confortável para ninguém?
Isto é o amor gangorra!
Se pararmos um instante, seja quando ele estiver no alto ou no baixo das suas instabilidades, pensarmos,refletirmos, analisarmos e avaliarmos o que está acontecendo, chegaremos a conclusão de que,adoecemos com ele.Apenas continuamos a investir em ações de terceira classe, nesta bolsa de valores sem mais nenhum valor e jamais teremos lucros nem dividendos esperados pois, é um papel ridículo apodrecido pela má gestão dos empresários.



Não devemos nos acostumar com aquilo que só trás infelicidade e aquelas infinidades chorumelas e bate-bocas constantes,infrutíferas, estressantes e constrangedoras.
Quando se perde a autoestima, despencamos ladeira abaixo nesta imensa montanha escorregadia por um lamaçal, cujos respingos em nosso corpo, só sairão com muito banho de recuperação da nossa dignidade, enquanto pessoas.
Temos horror ao rompimento,apostamos sempre na possibilidade do reencontro ou paz perdida,tornamos sempre muito mais difícil , vermos a realidade nebulosa daquele amor com um céu sempre ameaçador, escuro, cheio de faíscas dos raios indesejáveis de rancores e que acaba desbabando , inevitavelmente em tempestade,inundando e sufocando nossas cansadas possibilidades de resistência.
E assim que a banda toca!
E sempre que precisamos mentir para nós mesmos,iludirmos, enganarmos e virar trapaceiros dos nossos próprios sofrimentos, decretamos a morte de qualquer amor que, tal qual a chama de uma vela que, se apagou cansada e exausta de si mesmo.

Isto porque, o amor é liberdade na convivência ,sem receios, medos nem pejos,é céu azul sem nuvens constantemente ameaçadoras de grandes temporais emotivos ,exige movimentos dóceis sem violências ou ameaças ,um verdadeiro balé de danças suaves à frente daquela monumental orquestra de sonhos e paixões verdadeiros.
Se as sapatilhas se rompem ou a orquestra desafina é sinal que o amor gangorra está pedindo para sair daquele palco, e em nós deverá prevaler a coragem de aceitar o inevitável da separação, sempre com saudável e eterna esperança, de que o próximo espetáculo, seja mais digno.
Fecham-se as cortinas!



36 comentários:

  1. A vida é um palco onde cortinas se fecham e se abrem para o final ou início dos atos. O amor faz parte da vida e, da mesma forma, é formado por atos que precisam de ciclos que se abrem e se fecham. Nem sempre é fácil despedir-se de um ato, assistir o fechar de uma cortina, mas é necessário prosseguir em busca de uma coisa maior ou menor, mas que seja boa, leve, gostosa, serena...
    Pelo jeito, senhor PAULO, andas apaixonado ou em busca do amor! Se for verdade, que bom!!! Se não for, seu eu está querendo e você não se deu conta. A maioria dos seus posts está falando sobre relação a dois, amor... Enfim! Torço que seja a primeira opção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AUDREY,

      por mais que eu tente, nunca encontro um tema melhor que o amor e, pode ser o amor filial, o amor romântico, o amor pelas minhas amizades,pela natureza,enfim,sou daqueles que acreditam que só a amor constrói.
      E se é assim, vivo sempre colocando meu tijolinho nesta construção e quem sabe, um dia eu possa admirar a obra pronta!

      Um abração carioca.

      Excluir
  2. Para viver um relacionamento onde vejo, constantemente, enormes nuvens ameaçadoras sobre minha cabeça, me desestabilizando emocionalmente, insistindo numa relação moribunda, prefiro estar sozinha. E assim o fiz. Sempre dói o final de uma relação e por isso ficamos adiando na esperança que melhore...pura ilusão. Sua postagem me tocou muito, pois passei por esta dúvida de terminar ou ficar tentando... Optei pela primeira. Parabéns Paulo, vc é 10! Bjus

    => Gritos da alma
    => Meus contos
    => Só quadras

    ResponderExcluir
  3. NÁDIA,

    a sabedoria é sempre mais acentuada e generosa com as pessoas que, colocam as suas dignidades existenciais, acima de outras expectativas menos nobres.

    Neste particular,você deve ter-se sentido,então, mais sábia ao determinar para si,novos caminhos, horizontes e oportunidades.

    Quer que eu minta?

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma decisão fácil, dói, mais precisamos nos valorizar e nos amar, primeiramente. Mas já estou sentindo-me bem melhor, sei que fiz a escolha certa.

      Excluir
    2. Então NÁDIA,

      fique com Deus!

      Um abração carioca.

      Excluir
  4. Olá Paulo, estive a refletir sobre seu texto, e me vi entre suas palavras.
    às vezes aceitamos entrar em um relacionamento por carência, medo da solidão e não enxergamos o quanto estamos errados, mesmo a relação não indo bem continuamos a insistir em algo que nos fere. É como se estivéssemos enfiando facas em nós mesmos, é pura loucura.
    Recentemente eu vivi uma relação assim, mas cansei sabe, cansei de me ferir e não posso colocar a culpa no outro porque eu me permiti, então aprendi que amor é reciprocidade, respeito e acima de tudo gostar primeiro de si mesmo.
    Um beijão em você, estava com saudades de visitar seu cantinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CLAUDIA,

      creia que a saudade é reciproca, de suas visitas.

      É por aí mesmo!

      Nós sempre nos achamos "disponíveis" para o sacrifício", compreensivos para as relações controversas,dispostos a ir levando... enquanto der.

      Isto tem um custo e maioria das vezes , muito alto!

      Um abração carioca.

      Excluir
  5. Exatamente!
    Dizer adeus, também é bom.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então CYNTHIA,

      um adeus envolto em boas lembranças que precisa ser dito, é muito melhor, do que, um "até já" cheio de estresse, angustias e culpas intermináveis.

      Um abração carioca.

      Excluir
  6. Boa noite, Paulo. Estou aqui sem palavras praticamente frente a esse texto, contudo, com bastante identificação!
    Já fiz poemas que falam sobre isso, tem um em especial, chamado "GANGORRA DO AMOR."
    Caso queira ler, é só procurar na caixa de pesquisa do meu blog.
    Quanto ao seu comentário na minha postagem atual: "ESTADO DE GRAÇA!", nem sempre permanecemos nesse estado, ou acordamos assim, mas creio que temos de aproveitar as fases da nossa alma!
    Certamente passo a seguir teu espaço que é de conteúdo.
    Ah, também sou carioca, rs!
    Beijos na alma e paz!

    ResponderExcluir
  7. OI PATRICIA,

    sem dúvida, vou ler sim e agradeço sua presença aqui.

    Quanto ao texto, eu tenho visto centenas destas situações acontecerem no meu entorno iguais a esta e sempre com muito sofrimento para o casal.

    Enfim, fico satisfeito de ter acertado no tema que em relação a mim é puramente, ficcional, mas que infelizmente atinge diretamente,muitas pessoas.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  8. Como é difícil uma relação gangorra! A melhor forma de acabar com os diversos constrangimentos é fecharmos a cortina e sem aplausos, sairmos de mansinho... (risos). Adorei o seu texto! Tudo de bom sempre!

    Abraços poéticos!

    ResponderExcluir
  9. Olá ANGEL,

    sair de mansinho para não acordar o bicho da violência,a hidra de tantas cabeças tontas do rancor , ódio e desforras desnecessárias e revermos então conceitos , valores e performances anteriores, ou seja, reviver!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  10. Mas isso é difícil demais, e não deveria, né? Saber a hora certa de sair, perceber que não há mais fundamento em insistir, em silenciosamente suplicar... Por que, às vezes, é tão complexo?

    Abraços alagoanos.

    ResponderExcluir
  11. MILENE,

    o simples é sempre o mais complexo!

    Deixamos que, por vezes uma simples e correta observação lógica que darmos um "até logo", econômico até nas palavras, para deitarmos falações inúteis, sobre o leite derramado, como diriam os nossos avós.

    Verdade?

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  12. Este texto é muito bom.
    Cheio de figuras, simbolismos.
    Maravilha.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado LOLA,

    é muito bom quando a gente acerta nas figuras e nos simbolismos, afinal eles são os recheios dos nossos objetivos, por aqui.

    Agradeço, mesmo a sua participação .

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  14. Maravilha! Compartilhei na pagina do FB de um dos meus filhos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLD EAGLE,

      você muito gentil!

      Fique à vontade, este é o nosso blog.

      Um abração carioca.

      Excluir

  15. Olá Paulo,

    De fato, amor não combina com sofrimento. Uma relação desgastada não traz prazer. Lutamos para conservá-la, é verdade, talvez em nome do comodismo ou da esperança de que tudo mude e o amor volte a ser aquele que nos encantou no início da relação. Quando o sentimento ainda existe, vale a pena soprar a chama da vela antes que ela se apague de vez. Caso contrário, é melhor tentar buscar uma relação que nos proporcione mais paz, equilíbrio e completude. Na pior das hipóteses, também vale ficar só por um tempo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então VERA LÚCIA,

      sofrimento imposto em nome do amor é o mesmo que estar procurando o azul e nos depararmos com o vermelho.

      E lembro que é sempre seguindo a tendência desta "pior das hipóteses" que o pior dentro desta hipótese,costuma acontecer.

      Entendi sua generosidade feminina, no trato da questão, mas lembre-se que neste caso, existe um homem do outro lado.

      Um abração carioca.

      Excluir
  16. Basta refletir um pouquinho para percebermos, com clareza, que algo já chegou ao fim. A falta de respeito, por nós e pelo outro, é que estimula a manutenção de uma convivência desastrosa. Não creio que se deva fugir antes de esgotar as possibilidades. E isso é comprovado naquela insatisfação que consome uma ou ambas as partes. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. OI MARILENE,

    é indispensável esta reflexão, porém, muito mais ainda,a lucidez da ação.

    Concorda?

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  18. Perfeito seu texto , Paulo.
    Muitas vezes nos agarramos em ilusões para continuar
    um " pseudo " grande amor .
    Amor não machuca , não humilha , não ignora .
    É só leveza e mais , acentua o brilho do outro .
    Contudo , se nós mesmos não nos luzirmos fica impossível qualquer tentativa de amar o outro e ser correspondido .
    Aproveito para lhe agradecer a visita ao meu blog e comentar o " Brilho " do qual nos fala Maiakovski .
    Beijos da amiga paulista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARISA GIGLIO,

      do seu impecável comentário é importante destacar quando salienta que, quando se ama ,um acentua o brilho do outro.

      Perfeito!

      É como se nós fossemos um, no outro .

      Concorda?

      Um abração carioca.

      Excluir

  19. OI Paulo! Obrigada pela sua visita ao meu Blog sempre com comentários muito bonitos.
    Seu texto é muito bom e me da a oportunidade para fazer esse reflexão:
    Estamos soltos nesse espaço de sonhos colossais, nesse mundo colorido, real, mas estranho, né! Somo feitos de amor e maldição e o tempo passa... passa o tempo e o AMOR há! O AMOR é a coisa mais linda da vida (mesmo às vezes sofrendo). AME SEMPRE!
    Um grande abraço carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FÁTIMA,

      amemos e de forma incondicional, seja o amor romântico,o filial,o ecológico,religioso,profissional,a uma filosofia de vida, uma ideologia que nos conforta, enfim...

      Ame sempre!

      Um abração carioca.

      Excluir
  20. Então Paulo, é um alívio quando as cortinas se fecham para esse espetáculo caduco e falido que é o relacionamento por convencionalismos e acomodações. Concordo contigo que quando o relacionamento é tipo gangorra, é hora de terminar o ato, encerrar as cortinas e escrever em letras garrafais"the end", mas nem sempre somos corajosos pra isso e passamos a vida na corda bamba do amor.
    Que bom que voltou querido, eu também tive que dar uma parada e depois de dois meses é que pude postar, pois fiz uma cirurgia na coluna cervical para colocação de próteses e por enquanto estou meio devagar ainda, mas andando sempre.
    Você é maravilhoso nos seus temas Paulo! Sei que não quer que eu minta.
    bjkas doces e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ MARLY,

      torço pela sua continuada recuperação e com certeza, isto já esta acontecendo.

      Quanto o texto, eu mesmo estou surpreso pelo número record de comentários e a aceitação de um tema que repercutiu de forma tão ampla.

      Um abração carioca.

      Excluir
  21. Oi, Paulo.
    Parabéns pelo novo espaço. Gosto do seu lado humorístico, irônico, mas todos temos um lado sério e você não precisa mentir(rsrsr).
    Gostei bastante do "desabafo". Chega um momento da vida, que, em determinados relacionamentos, a gangorra não pende mais para lado nenhum; nesse momento, você vê os olhos do parceiro(a); nesse momento, queremos as mesmas coisas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INA,

      na realidade este é um texto meramente ficcional e, as suas aspas no "desabafo", denota que você também, ensaiou a percepção deste fato.

      E como você sabe,quem escreve às vezes é lido ( e graças a Deus)e interpretado segundo,as necessidades do momento no qual, cada um está vivenciando este ou aquele aspecto particular, daquilo que expomos.

      Então ficamos assim!

      Um abração carioca.

      Excluir
  22. É verdade, Paulo. É assim que a banda toca!
    O amor exige certezas no relacionamento, nao é mesmo? Nada de duvidas ou então o amor vira gangorra, corda bamba...Aí é melhor sair de cena.
    Fecham-se as cortinas e aplausos para você!

    Parabéns por abordar mais um ótimo tema!

    Abraços, garoto!

    PS:Perdão pela ausência. Uma necessidade.

    ResponderExcluir
  23. LU,

    aplausos para você isto sim, que enriquece e dá sentido aos meus rabiscos , por aqui.

    Um abração carioca

    ResponderExcluir
  24. "Pra que ficar juntando os pedacinhos
    Do amor que se acabou
    Nada vai colar,
    Nada vai trazer de volta
    A beleza cristalina do começo
    E os remendos pegam mal
    Logo vão quebrar
    Afinal a gente sofre de teimoso
    Quando esquece do prazer"

    É que casamento também é uma questão política. Vêm os filhos, pensão alimentícia, medo do desconhecido, acostuma- se até com as brigas. Já ouvi até dizer que o homem, a mulher não, é feito Tarzan, só larga o cipó quando agarra outro. Qualquer coisa visite esse blog abaixo, se assim o aprouver.

    http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Paulo,

    Mais um belíssimo e reflexivo texto! É aquela velha história, o palco é o mesmo mais os atores, nós decidimos quando trocar. É uma situação complicada e difícil mas totalmente passível de solução quando a gente se dispõe a encarar os fatos de verdade mesmo. Não obstante, muitos optam por continuar nesse cenário usando eternas máscaras. A D O R E I!!! Gr. Bj.!

    ResponderExcluir