VIOLÊNCIA AGORA, É BIJUTERIA BARATA DOS CAMELÔS DA CRUELDADE.

                    


Adorno sem nenhum valor, bugiganga e quinquilharia descartável, custo financeiro mínimo que, enfeita e substitui as jóias raras, inacessíveis aos que não podem comprar safiras, diamantes, topázios em anéis, pulseiras ou gargantilhas de custo elevado.
Atualmente, são muito usadas e disseminadas em todo o mundo, mercadorias fácil de encontrar em cada esquina, amontoam-se às centenas em modelos variados de todas as cores, formas e aparências, nos tabuleiros dos camelôs da vida.
Quem as comercializam,porém, são honestos trabalhadores da economia informal.
No entanto,nisso se transformou também, e lamentavelmente, a violência como se estivessem disponíveis nas barracas expostas dos marginais da intolerância social pelas ruas, becos, praças e qualquer lugar das nossas cidades como mercadoria barata e que,usa as vidas humanas como metal, sem nenhum valor.
A violência tem sido assustadora, indiscriminada, banalizou-se e ficou tão democrática que, qualquer um, pode ser vitima dela, até mesmo dentro das suas próprias casas.
Todos somos reféns de uma bala perdida ou um assaltante imbecil e desumano que, após levar a carteira, tira também a vida do incauto, afinal, nestes tempos, no qual vivemos não basta fazer apenas um mal é necessário ser cruel.
Quando um leão abate um cordeiro, uma águia devora uma carcaça, os ursos saboreiam o salmão, isto faz parte da cadeia alimentar, é a lei da sobrevivência, os mais aptos continuam.
Porém, na vida animal, só se mata para comer.
Diferentemente, os seres humanos fazem turismo de caça, derrubam com suas potentes armas um imenso paquiderme, pela simples alegria de verem elefantes de várias toneladas ruírem por terra e ali deixados como carniças, a troco de nada, apenas um esporte.
O ser humano é o único animal, que mata o outro irracional por diletantismo, prazer,diversão, esporte, sem nenhuma necessidade e premeditadamente.
Entre nós, os chamados civilizados, um mata o outro, por alguma razão ou sem razão nenhuma, às vezes apenas porque o assaltado se assustou e faz um movimento mais brusco.
Quadrilhas armadas entram em edifícios de apartamentos, já transformadas em verdadeiras jaulas com uma variedade imensa de segurança e parafernália tecnológica de proteção que, no entanto, não impede nunca a fúria de quem entra e arrasta tudo que pode.
Se a própria violência interna do homem que, transborda como oceano volumoso não fosse o suficiente, ela agora é estimulada por imensas e destruidoras ondas de variadas drogas malditas desde as mais sofisticadas, até esta desgraça do Crack, vendida em pedrinhas malditas que, em pouco tempo, transformam um ser humano em lixo urbano, verdadeiros vodus ambulantes, um autentico filme de terror!
Gostaria de estar comentando sobre a imensidão de um céu azul, a graça de um bebezinho banguela, a beleza de um lírio do campo, o sorriso de uma mulher, dos vôos inocentes das borboletas, sobre o beija-flor, mas desculpe, a insanidade da violência humana está destruindo isso tudo.
Então, vou ficar lhes devendo!

20 comentários:

  1. Passando para deixar um abraço fraterno, digo que seu texto retrata a realidade para quem é cego e não quer e não tem a coragem dizer o que deve ser dito.
    mais uma vez parabéns!!!
    NIcinha

    ResponderExcluir
  2. Oi NICINHA.

    e lamentavelmente!!!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  3. É Paulo, é tão triste, mas concordo com cada palavra tua, já tenho observado isso. O ser humano está ficando cada dia mais cruel, mais desumano e a vida do outro realmente é mercadoria sem nenhum valor. Parabéns pela excelente postagem. Mas aguardo algo mais alegre e excitante (rsrsr). Um xero carinhoso

    ResponderExcluir
  4. Oi NÁDIA,

    ao encerar o texto disse que gostaria de estar falando sobre: "...imensidão de um céu azul, a graça de um bebezinho banguela, a beleza de um lírio do campo, o sorriso de uma mulher, dos vôos inocentes das borboletas, sobre o beija-flor...

    Mas,nem tudo são fores ,apesar de prometer que vou pensar carinhosamente, no assunto.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  5. Oi Paulo

    Penso que a crueldade humana, a violência e o ódio, sempre existiram, faz parte de uma condição malévola que alguns alimentam mais em si do que outros. O que difere ao longo dos tempos são as formas de manifestá-la. O ódio sempre assumirá formas contemporâneas para se expressar e a violência do nosso tempo será sempre a pior das violências, e digo mais, a violência do outro será sempre maior do que a nossa, porque há uma tendência humana de negar em si mesmo e nos seus, esta índole que você evidencia no texto e descreve como a que faz matar animais por prazer. É ela que faz matar homens também por prazer, e faz com que, os que não empunham armas, tenham tanto interesse nos episódios violentos para rechaça-los, ou lamenta-los, ou se horrorizar com eles. Todas estas são atitudes provenientes de uma mesma origem, apenas com manifestações e intensidades diferentes.

    Como disse Thomas Hobbes: "O homem é o lobo do homem".

    Este meu fatalismo todo pode parecer desesperançoso, mas não.

    Concordo plenamente com você, nem tudo são flores, embora eu ainda acredite na beleza das flores, nos sorrisos, na inocência dos bebês e nos vôos das borboletas e pássaros como as únicas armas capazes de combater as violências, as nossas e as dos outros.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi VAN,

    E dito isto,assumindo uma posição de esperança e expectativas mais otimistas, esperemos por um novo sol de alegrias mais intensas, uma lua de harmonia sobre todos nós, outras estrelas a se mostrarem no céu mais compatíveis com a dignidade humana e quem sabe uma criança que, hoje nasça e amanhã possa se orgulhar,integral e efetivamente da espécie a que pertença.

    Torço por tudo isso!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  7. Paulo , me perdoem os que se dizem ateus ,mas toda esta gama de iniquidades tem um nome: falta de Amor, logo falta de Deus! Abração amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CLAUDETE,

      sem dúvidas as emoções humanas estão concentradas no consumismo, na materialidade e infelizmente, no coração do ser humano está faltando Deus sim, o verdadeiro, aquele que não tem time , camisa e não pertence a ninguém.

      Um abração carioca.

      Excluir
  8. Paulo, esse é só um item da crueldade humana. Há os que indiscriminadamente fazem toda porcaria para serem vendidas como e com aceitação consumível em escala assustadora. Esses dias ouvi uma pessoa dizendo que as bijox lhe fazia mal e que as orelhas feriam, sangravam e inflamavam assim que colocava os brincos... Sabe o que ela faz?? Passa uma pomada a base de corticoide para que o corpo aceite o adorno sem sofrer tanto. Creio que isso também é uma violência contra si mesma.
    E quando vendem placebo para os portadores de câncer? Ou colocam elementos tóxicos no leite para conservá-lo?
    O capitalismo tem tomado forma cruel, embora essa crueldade sempre existiu dentro de nós. a ganância faz parte da natureza humana, e o que acontece é que tem crescido de forma nojenta e que nos causam repugnância.
    Se fossemos enumerar essas crueldades aqui no Brasil, íamos ficar (ficamos) com vergonha de ser humano[nem digo brasileiro rsrsrs]. Desviam água para regar plantação de maconha lá no nordeste, enquanto o povo morre de sede..
    Ai é um assunto que vai deixando a gente com a alma triste. Como a Claudete disse, isso é falta de Deus [a falta de Deus no coração, provoca a falta de amor ao próximo]
    bjkas doces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARLY,

      suas observações e da Claudete , atingiram diretamente, na minha opinião também, a essência desta violência e crueldade que , hoje está aí em todos os lugres.

      A insensibilidade o cupa o lugar de sentimento solidários e estamos cada vez mais isolados, amedrontados, encurralados até mesmo dentro das nossas casas e veja bem com o parecem verdadeiras fortalezas , os prédios onde moramos.

      E o mais aterrador é que ,puco importa ele matam na entrada!

      Um abração carioca.

      Excluir
  9. Esta bijouteria, quinquilharia, anda dependurada nos pescoços, nas orelhas e até perfurando os olhos com seus detalhes. A violência, a maldade em sua essência estão em todas as partes mesmo. Desde uma palavra que pode destruir uma pessoa até uma arma que fere... Ótimo o seu texto!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CLAUDINHA,

      infelizmente!

      Hoje a violência, assume muitos e variados matizes ,seja como forma de crueldade psicológica ou explicita em atos de maldade e desumanidade, mais evidentes.

      A palavra mágica, continuará sendo o amor.

      Um abração carioca.

      Excluir
  10. Olá, Paulo!

    Não tinha lido esse seu texto, mas fico extremamente assustada com tudo aquilo que você falou, que é real.

    Isso se passa por toda a parte do mundo, é verdade, mas no Brasil, me desculpa, porque é a tua Pátria, há cada uma!

    Como "vocês", em 70 ou 80% dos casos são fruto de mistura de raças e de culturas, talvez isso possa, parcialmente, explicar esses comportamentos aberrantes, irracionais, mas mais que pensados.

    Seu país é enorme, é um gigante, mas há países maiores, como sabe, aí, a densidade populacional é muito elevada, filhos e mais filhos, toda a mulher ou homem pensa que vai ficar encalhada, caso não case até aos 18/20 anos, a pobreza nalgumas zonas, segundo vejo na TV é assustadora, não falando do tráfego de drogas e pessoas, enfim, Paulo, "cidade maravilhosa, cheia de encantos mil...

    Feliz noite.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LUZ,

      no Brasil, TAMBÉM, existe violência, mas olhe para o lado.

      Olhou?

      Entendeu?

      Pois é amiga LUZ, viu como a violência está em toda parte?

      Um abração carioca.

      Excluir
  11. Seus textos são sempre muito bons , Paulo . Lamentavelmente , tudo que relata é verdadeiro e nos sentimos impotentes ante a insana violência que invade nossas vidas . Um beijo da amiga paulista

    ResponderExcluir
  12. MARISA GIGLIO,

    este sentimento de impotência que você relata, é consequência direta da violência, sim, mas e, principalmente, da impunidade do Estado brasileiro em relação as inevitáveis punições que devem ser levadas a efeito.
    Já foi muito pior,porém, estas punições devem ser mais imediatas, menos burocráticas e sem dúvida,sem nenhuma distinção de classe social.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  13. Oi Paulo
    Por isso que mais pessoas precisam falar de amor... para trazer um pouco de ar fresco nas relações humanas..nos corações embrutecidos..somos o que somos porque estamos escolhendo ser..seres frios e egocêntricos. A sociedade está doente e a cura é amar e ser amado.Mas todas essas coisas est'~ao afetando a nossas vidas e somos impotentes para sozinhos mudar a direção que nos leva para um final bem triste e doloroso.. Um post muito real ..Paulo. Prefiro o mundo dos sonhos..hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CAROL,

      As nossas fantasias, ainda podemos criar e conviver ao nosso modo com elas.

      É verdade.

      E repare que atualmente, cada vez mais pessoas criam os seus próprios fatos para sobreviverem no melhor estilo do famoso dramaturgo Nelson Rodrigues, quando dizia:

      "Se os meus fatos não correspondem a realidade, então que se dane esta tal da realidade"

      Um abração carioca..

      Excluir
  14. Boa tarde Paulo.
    Seu texto me parece um desabafo que eu e muitos podem juntar as vozes num só lamento.
    Trágico lamento.
    Beijão da Bella

    ResponderExcluir
  15. OI BELLA,

    então juntos podemos fazer sentir a quem não sente que o amor é tudo!

    Acho que esse mérito nós temos.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir